A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS NUMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS NUMA EMPRESA

Todo empreendedor começou seu negócio pelo produto, naquilo que sabe e gosta de fazer. Na vocação. Foi lá, fez e vendeu! Não começou pensando no custo.

O talentoso padeiro não pensou: "agora vou produzir um pão com a menor parcela de overhead da cidade! A concorrência vai ver!" Muito pelo contrário... é provável que para caprichar no produto que tanto ama, ele teria colocado ingredientes tão mais elaborados e especiais que os custos tornariam o produto inviável. E sem nunca saber disso..

A gestão de custos é para todos os portes de empresa em todos os mercados, exceto monopólios ou oligopólios cuja capacidade de determinação de preços praticamente os "desobriga" desta preocupação. Contudo, ainda que pequena, a partir de certo volume de produção e com a estrutura da empresa se tornando maior e mais complexa a cada dia, a gestão de custos se torna vital. Principais razões para se investir na gestão de custos:

Eficiência: a gestão de custos se preocupa em determinar qual a real parcela de custos e com isso pode detectar ineficiência, desperdícios, erros e falhas, fazendo com que os custos e portanto os preços se mantenham onde devem estar: gerando lucros.

Alocação dos gastos indiretos: se a empresa tem dois ou mais produtos ou serviços distintos entre si, a alocação dos custos indiretos e despesas tem tudo para se tornar um problema. Muitos gestores desconhecem a realidade do consumo de esforços (gastos) que cada produto demanda e alocam os indiretos por critérios que distorcem o custo final de cada produto. Resultado: produtos aparentemente lucrativos podem ser, na verdade, a maior fonte de perdas da empresa.

Precificação: como precificar meu produto se desconheço meus custos? quanto dar de descontos para maiores volumes se não conheço a margem de contribuição por produto ou o comportamento da relação custo-volume-lucro de cada produto? Estou tratando os impostos de forma adequada para cada material utilizado, cada produto final, cada destino (estado ou tipode de cliente)?

Concorrência: gestão eficiente de custos permite praticar preços menores que a concorrência sem abrir mão do lucro.

Nossa experiência de muitos anos em campo, implantando ferramentas de custeio nos mais variadas segmentos, mostra que as empresas perdem muito dinheiro por não aplicarem boas práticas de gestão de custos.

Cálculos excessivamente simplistas desprezam o impacto que o assunto tem num lugar muito sensível: o caixa. Não precificar corretamente, com base em custos bem conhecidos e detalhados, impede a recuperação de gastos diretos e indiretos, culminando em baixa lucratividade e até incapacidade financeira para honrar compromissos.

Gestão de custos é muito mais que a máxima - de gosto um tanto duvidoso! - que diz "custos são como cabelos e unhas: tem de cortar sempre".

Tem, sim, de cuidar para que os custos e despesas não cresçam desordenamente, é verdade. Porém, toda organização precisa conhecer bem seus custos, quais demandam maiores esforços, quais trazem maior margem de contribuição, etc. e assim por diante. Sem isso, cortes podem se tornar um belo tiro no pé...