Como fazer o controle do fluxo de caixa de forma estratégica
Seja qual for o porte do negócio, uma boa gestão de fluxo de caixa é extremamente importante para a saúde financeira de qualquer empresa. Como o próprio nome já diz, o fluxo de caixa é a movimentação de entrada e saída de dinheiro de uma empresa em determinado período. “É a partir dessa ferramenta essencial que demonstra entradas e saídas que conseguimos entender como anda a saúde financeira do negócio, analisar as estratégias de investimentos, qualidade do endividamento, controle de gastos e até mesmo detectar problemas na precificação”, explica o consultor financeiro da Planope Consultoria, Daverson Furlan, em entrevista ao portal RedeMulti TV.
Na reportage, Furlan destaca que, apesar de sua importância como ferramenta de gestão, muitos empresários negligenciam sua preparação e análise, focando apenas no dia a dia e incorrendo em resoluções imediatistas e sem eficácia por falta de informação de qualidade.
A matéria aponta o que uma gestão de fluxo de caixa bem feita garante:
*Detectar descasamentos entre entradas e saídas de recursos;
*Prevenir faltas de caixa, buscando cobri-lo com operações de custo (juros) mais baixos e de prazo adequado;
*Fazer investimentos financeiros mais rentáveis e por tempo adequado, evitando desvalorização do dinheiro;
*Entender como os gastos fixos impactam o caixa;
*Negociar descontos com fornecedores, fazendo antecipações de pagamentos;
*Ser realista: uma visão de fluxo para os próximos 60 - 90 dias pode evitar retiradas excessivas que fariam falta mais à frente;
*Detectar problemas de inadimplência dos clientes.
Diante destes pontos, mas que essencial é contar com uma consultoria financeira para o sucesso de uma gestão empresarial.
Para ler a matéria na íntegra, acesse o link Como fazer o controle do fluxo de caixa de forma estratégica | Rede Mult TV